Monday, June 18, 2007

Laptop de baixo custo

Taipé - Laptop de baixo custo chamado de Eee PC tem teclado pequeno, porém confortável, e abas para organizar programas dentro do Linux.

destaque_88x66O notebook de 199 dólares da Asustek Computer, chamado de Eee PC, se transformou em uma das estrelas da Computex 2007, chamando atenção por seu tamanho compacto e seu baixo preço.

A Asustek ofereceu um protótipo de testes do Eee PC 701 para um rápido teste nesta quarta-feira (06/06), um dia após ter sido anunciado pelo presidente da companhia, Jooney Shih, e Sean Maloney, vice-presidente executivo e diretor geral do grupo de marketing e vendas da Intel.

> Veja fotos do laptop barato

Como Shih revelou poucos detalhes das especificações da máquina, foi uma boa oportunidade para conhecer mais informações sobre o portátil.

Foi aí que eu me impressionei: o pequeno notebooks tem potencial para ter grande impacto no mercado de PCs ultracompactos. E competidores como Palm, que recentemente anunciou seu portátil Foleo, devem tomar cuidado.

Desenvolvido em conjunto pela Intel e Asustek, o Eee PC chegará ao mercado durante o terceiro trimestre, em setembro no máximo. O notebook será voltado para alunos, mas também estará disponível amplamente para consumidores.

O preço inicial será de 199 dólares, aumentando conforme a memória flash que vem no PC ao invés de disco rígido. Atualmente, a Asustek planeja vender modelos com 4 GB, 8 GB e 16 GB de memória flash, mas isto pode mudar até que os primeiros modelos cheguem às lojas.

Com 22,5 centímetros de comprimento por 16,5 centímetros de profundidade, o Eee PC 701 tem espessura de 3,5 centímetros com a tela fechada e pesa apenas 890 gramas.

Outras especificações incluem monitor de 7 polegadas, câmera, 512 MB de memória DDR2 e acesso a redes wireless.

*Sumner Lemon é editor do IDG News Service, em Pequim.

No comments: