Monday, July 30, 2007

Manipulação genética substitui paciência e técnica na arte de fazer bonsai


Pesquisadores da Universidade do Oregon, Estados Unidos, desenvolveram uma técnica de manipulação genética que permite fazer com que árvores que normalmente crescem até dezenas de metros de altura, atinjam poucos centímetros na idade adulta, sem nenhum cuidado especial no cultivo.

Bonsai geneticamente modificado

A foto mostra as árvores geneticamente modificadas à frente de espécimes normais. São verdadeiros bonsais que crescem sem exigir a paciência e a técnica que os japoneses desenvolveram para criar mini-árvores.

Os cientistas acreditam que as árvores em miniatura geneticamente modificadas poderão ter uma grande aceitação no mercado, principalmente para decoração, tanto interna quanto para jardins.

Mas eles sabem também que, para chegar ao mercado, será necessário que os bonsais geneticamente modificados passem pelo crivo da legislação. "Certamente deverá haver preocupações se o mercado para produtos vegetais especiais como esses é grande o suficiente para justificar o enorme investimento de tempo, dinheiro e testes que a legislação atual de organismos geneticamente modificados vai exigir [...]," diz o pesquisador Steven Strauss.

Manipulação genética

A manipulação genética permite não apenas a criação de bonsais, ou miniaturas das árvores. Na verdade, os cientistas afirmam ser possível programar com grande precisão o tamanho desejado da árvore.

Isso torna possível, por exemplo, o cultivo da mesma espécie de árvore para se colocar sobre a mesa do escritório e, em tamanhos intermediários, para se colocar na sala ou nos canteiros de avenidas. Diferentes manipulações genéticas permitem também variar a cor das folhas e até seu formato.

No comments: