Wednesday, May 30, 2007

Projeto OLPC procura jogos open source



O projeto One Laptop Per Child, OLPC, que tem como objetivo oferecer notebooks de baixo custo para a educação de crianças de países em desenvolvimento, promoverá um campeonato de design de jogos educacionais de código aberto.Os designers terão três dias para criar o jogo durante o evento que começa em 8 de junho de 2007 na universidade Olin College, em Needham, Massachusetts, Estados Unidos, e terão a chance de ganhar um laptop.
O XO, como é conhecida a máquina do projeto OLPC, possui as bibliotecas pygames, para a criação de jogos open source programados em Python. Com o aplicativo eToys, as crianças poderão criar seus próprios jogos.
A tarefa dos desenvolvedores participantes do evento será criar títulos inovadores que explorem recursos do XO, como rede sem fio , câmera de vídeo e tablet.
Todos os jogos criados durante o evento, apelidado de "Game Jam", serão publicados sob a licença pública GNU e distribuídos no site SourceForge.
SJ Klein, diretor de conteúdo da OLPC diz que a proposta é juntar programadores, e se tudo der certo haverá outros eventos do gênero. O site da "Game Jam" pode ser visto aqui

No comments: