Monday, May 7, 2007

Quer construir um robô? Siga a receita


Engenheiros da Universidade Carnegie Mellon, Estados Unidos, desenvolveram uma série de robôs que são simples o suficiente para que qualquer aficcionado de robótica possa construir em sua própria casa, a partir de componentes encontráveis no comércio. Mas que, ao mesmo tempo, são máquinas sofisticadas capazes de se conectar à Internet por redes sem fios.

Kit de robôs

Os robôs são modulares e podem ser construídos em qualquer formato, que vão desde um modelo tradicional de três rodas até uma "flor robótica" dotada de sensores infravermelhos.

Todos podem ser dotados de câmeras que transmitem imagens ao vivo pela Internet, permitindo que se acompanhe o movimento do robô à distância. O último componente da família é um ursinho de pelúcia capaz de conversar, detectar a presença de pessoas e enviar imagens do próprio quarto da pessoa pela Internet.

A modularidade é possibilitada pela utilização do Kit Robótico de Telepresença - Terk na sigla em inglês - desenvolvido pela equipe do professor Illah Nourbakhsh. O objetivo do kit é permitir a disseminação das experiências e pesquisas em robótica para escolas de ensino médio e hobistas em geral.

Para saber mais click aqui

No comments: