Tuesday, March 27, 2007

IBM anuncia chipset óptico que oferece downloads instantâneos


Boston - Com o componente, um filme que leva hoje 30 minutos para ser baixado, leverá um segundo. Tecnologia chega ao público em 2010.

Pesquisadores da IBM apresentaram nesta segunda-feira (26/03) um protótipo de chipset de transceiver óptico que permitirá que pessoas baixem filmes ou compartilhem dados pela internet com velocidade oito vezes maior que as atuais tecnologias permitem.

Transceiver é um dispositivo que recebe e envia dados por meio de ondas sem fio.

O chipset pode transportar dados a 160 Gbps (gigabits por segundo) ao representar informações de acordo com pulsos de luz em vez de elétrons, e poderia ser usado tanto para aplicações corporativas quanto pessoais em 2010, disse a IBM.

A procura de consumidores por mídias digitais como filmes, músicas e fotos causou uma explosão do volume de transmissão de dados na internet, e reforçou a necessidade de maior banda e conectividade, disse T. C. Chen, vice-presidente de ciência e tecnologia da IBM Research, em uma declaração.

A IBM diz que pode suprir essa demanda, construindo o novo chipset com um transceiver óptico com a tecnologia do padrão CMOS (semicondutor de metal óxido complementar, na sigla em inglês), e combinando-o com componentes ópticos de materiais exóticos como o arsenieto de gálio e um composto a base de fósforo. O pacote final tem dimensões de 3,25 por 5,25 milímetros, pequeno o suficiente para ser integrado em uma placa de circuito.

Apesar dessas tecnologias já existirem, provavelmente levará pelo menos três anos para que fornecedores possam produzir componentes em escala para que a IBM coloque os transceivers ópticos para sua linha de produtos.
*Ben Ames é repórter do IDG News Service, em Boston.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/03/26/idgnoticia.2007-03-26.0442987228

No comments: